Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas (1, 2019-2020)

Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas (1, 2019-2020)

Orientador: Marcelo R. S . Ribeiro

Contexto/período de desenvolvimento: PIBIC 2019-2020

Projeto principal: Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual

Resumo do projeto - Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas

Como desdobramento e aprofundamento de um programa de pesquisa mais amplo sobre imagem e direitos humanos, este projeto pretende analisar as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, a partir dos movimentos de descolonização iniciados na segunda metade do século XX, com base no estudo comparativo de produções cinematográficas e artísticas africanas e afrodiaspóricas, diferenciando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Desde os movimentos de descolonização e de articulação política e estética terceiro­mundista que se consolidaram nas décadas de 1960 e 1970, parece estar em andamento uma intensificação do trabalho de memória em torno da escravidão e, de modo indissociável, da resistência em suas múltiplas modalidades. Reconstituir a história a contrapelo, no presente, implica estabelecer relações variáveis de reivindicação e de denegação das heranças políticas e estéticas das propostas de descolonização e dos discursos terceiro­mundistas da década de 1970, sob o impacto da história posterior de reconfigurações da geopolítica internacional. É fundamental questionar os modos como se pode assumir ou recusar tais heranças. Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer que toda abordagem da experiência histórica da escravidão decorre de uma relação com o arquivo da escravidão atlântica, com sua violência fundante e com as lacunas que o atravessam. Considerando as relações que diferentes representações e abordagens da escravidão, no cinema e em outros meios, estabelecem com o arquivo da escravidão e com suas lacunas, trata­se agora de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens.

Projeto completo para consulta: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas

Resumo do plano de trabalho 1 - Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto do cinema brasileiro contemporâneo

Desenvolvido por Marina Lordelo Carneiro entre agosto de 2019 e julho de 2020, com bolsa da FAPESB.

Este plano de trabalho aborda as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, no contexto do cinema brasileiro contemporâneo e de sua época (desde 1990, com ênfase nos desdobramentos mais recentes, após 2010), com base no estudo analítico e comparativo de produções cinematográficas e artísticas do período, identificando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Considerando as relações variáveis com o arquivo da escravidão e com suas lacunas, trata­se de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens, que estão em jogo em um ou mais filmes ou obras do período.

Plano de trabalho 1 para consulta: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto do cinema brasileiro contemporâneo

Resumo do plano de trabalho 2 - Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto dos cinemas africanos contemporâneos

Plano de trabalho não desenvolvido.

Este plano de trabalho aborda as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, nos contextos diversos que podem ser reunidos sob a rubrica dos cinemas africanos contemporâneos e de sua época (desde a década de 1980), com base no estudo analítico e comparativo de produções cinematográficas e artísticas do período, identificando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Considerando as relações variáveis com o arquivo da escravidão e com suas lacunas, trata­se de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens, que estão em jogo em um ou mais filmes ou obras do período.

Plano de trabalho 2 para consulta: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto dos cinemas africanos contemporâneos

Resumo do plano de trabalho 3 - Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto do cinema brasileiro moderno

Desenvolvido por Jeferson Ferreira entre agosto de 2019 e julho de 2020, de forma voluntária.

Este plano de trabalho aborda as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, no contexto do cinema brasileiro moderno e de sua época (décadas de 1950­-80), com base no estudo analítico e comparativo de produções cinematográficas e artísticas do período, identificando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Considerando as relações variáveis com o arquivo da escravidão e com suas lacunas, trata­se de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens, que estão em jogo em um ou mais filmes ou obras do período.

Plano de trabalho 3 para consulta: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto do cinema brasileiro moderno

Resumo do plano de trabalho 4 - Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto dos cinemas africanos modernos

Desenvolvido por Roberta Mutte entre agosto de 2019 e julho de 2020, com bolsa do CNPq.

Este plano de trabalho aborda as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, nos contextos diversos que podem ser reunidos sob a rubrica dos cinemas africanos modernos e de sua época (décadas de 1950 a 1970, em meio ao processo de descolonização), com base no estudo analítico e comparativo de produções cinematográficas e artísticas do período, identificando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Considerando as relações variáveis com o arquivo da escravidão e com suas lacunas, trata­se de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens, que estão em jogo em um ou mais filmes ou obras do período.

Plano de trabalho 3 para consulta: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto dos cinemas africanos modernos