Palestra com Gabriela Sá: Afectos lacunares

Palestra com Gabriela Sá: Afectos lacunares

No dia 15/10, quinta-feira, às 19h, ocorreu mais uma palestra do projeto #Anarqueológicas, af ec tos l l lacu nar e s: um estudo acerca da poética do arquivo e do impulso anarquívistico, com Gabriela Sá. Você pode conhecer também o trabalho dela como parte do duo .:grão, com Ícaro Moreno (o duo também está no Instagram). Assista à palestra no nosso canal no Youtube:

Resumo

Esta pesquisa parte de um arquivo e para ele se volta. Assim, propõe um estudo – de cunho teórico e prático – acerca dos modos de investimento do artista contemporâneo no uso do material de arquivo. A partir da perspectiva de Hal Foster acerca de uma nova pulsão de arquivo na arte, tomo a noção de impulso anarquivístico como principal operador na pesquisa que conduzo – seja ao buscar artistas que sofram deste impulso, seja ao perceber, em minhas próprias obras, um interesse pelas lacunas do arquivo que tenho em mãos. Contudo, a conversa, aqui, proposta, não tem a intenção de abarcar a pesquisa feita durante os dois anos do mestrado em sua inteireza, mas, sim, apresentar sua metodologia e os principais artistas trabalhados – dentre eles, Walid Ra’ad, Susan Hiller, Mary Kelly, Zoe Leonard e Cristina De Middel –, além de meu próprio trabalho artístico. Em conjunção com as proposições de autores como Jacques Derrida, Maurício Lissovsky, Lucia Castello Branco, Georges Didi-Huberman e Maurice Blanchot, para além de Foster, em "af ec tos l l lacu nar e s", as relações entre arquivo, memória, esquecimento, história e ficção, serão revisadas na medida em que me debruço sobre o poder documental e a dimensão poética do arquivo.

Leitura indicada

Capítulo 2, "A poética no esquecimento", da dissertação de mestrado que dá título à palestra, disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-APFNER

Sobre a palestrante

gabriela sá (1988) é artista-pesquisadora, professora, curadora, desenhista de expografias e produtora de exposições de arte contemporânea. Desenvolve trabalhos autorais em diversos meios, tendo participado de exposições em Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Teresina/PI e Leeds (UK). Mestra em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem interesse pela imagem, seja ela estática ou em movimento, e suas pesquisas mais recentes perpassam os temas da memória e do esquecimento, da história e da ficção, do real e do imaginário, todos por meio do arquivo e suas lacunas.

Anterior Próximo